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SPORTACADEMYBR - A GESTÃO DO FLAMENGO NOS ÚLTIMOS ANOS E A POSSIBILIDADE DE SE REALIZAR UM BENCHMARKING

Em tempos em que há diversas dificuldades na obtenção de recursos para a manutenção de estrutura e finanças no futebol brasileiro, somado a algumas práticas de governança inadequadas e que potencializam essas dificuldades, uma dessas organizações esportivas (existem outras) teve consciência de que um planejamento estratégico de longo prazo pode trazer bons resultados.

O primeiro passo para tomar uma decisão dessas é ter consciência sobre a especialidade do negócio que envolve os clubes de futebol em geral, como menciona Guzmán (2006) acerca da exigência para que sejam atendidos objetivos diversos (sucesso nos negócios = desempenho financeiro - e sucesso dentro de campo = desempenho esportivo).

Um processo de reestruturação financeira e organizacional de qualquer empresa/organização é complexo e exige equilíbrio entre o controle das atividades e o atendimento aos passos de longo prazo para se chegar no resultado esperado ao final desse plano, podendo e devendo ser revisado durante o período dessa projeção.

Pensando em realizar uma restruturação o Clube de Regatas Flamengo, no ano de 2012, decidiu implementar um planejamento estratégico de longo prazo*, analisando o panorama da organização naquela época e projetando diretrizes para os anos de 2013 a 2020, iniciando com a seguinte frase "A necessidade urgente da transformação frente a crise".

O planejamento é iniciado pela chamada análise SWOT, onde as organizações apontam suas forças, fragilidades, oportunidades e ameaças destacando-se, no caso específico do Flamengo, torcida (força), passivo de R$ 800 milhões e endividamento de curto prazo de aproximadamente R$ 150 milhões (fragilidade), cobrança da sociedade por adoção de boas práticas de governança, perspectiva de aumento na arrecadação e equipe técnica qualificada (oportunidades) e, por fim, rigidez dos órgãos de cobrança de dívidas fiscais e crescimento do custo dos competidores sem base econômica adequada (ameaças).

O clube adotou como filosofia para a gestão do período que englobava o planejamento estratégico uma atenção especial para a profissionalização da gestão, resgate da credibilidade financeira com endurecimento na aplicação dos recursos, aplicação do princípio da transparência, definição do mercado esportivo a atuar como foco.

Traçado o plano toda a equipe responsável pela transformação iniciou o trabalho com o principal desafio de adquirir capital de giro, reduzir custos, aplicar um choque de gestão, iniciar o processo de aumento de receitas e cuidar para a aplicação da Missão (clube formador de talentos esportivos), Visão (maior e melhor time de futebol das Américas e estar entre os 10 maiores do mundo) e Valores (profissionalismo, transparência, honestidade, comprometimento, etc).

Assim como todo o planejamento estratégico e já previsto inicialmente, no ano de 2017 o Flamengo realizou uma revisão do plano*, avaliando os anos de 2013 a 2017 e readequando-o para os anos de 2018 a 2020.

Restou apurado que de 2013 a 2015 o clube recuperou a credibilidade e teve sucesso na recuperação da imagem positiva, de 2016 a 2017 iniciou e deu continuidade ao ciclo de investimento que o tornou capaz de competir em igualdade com os principais clubes sulamericanos e, para 2018 a 2020, projetou dar um salto na gestão visando tornar o Flamengo competitivo com os principais clubes internacionais e o principal das Américas.

No ciclo entre os anos de 2013 a 2018 os resultados obtidos pelo Flamengo foram os seguintes:

Resultados esportivos
2013: Campeão da Copa do Brasil
2014: Campeão Carioca
2016: 3º lugar no Campeonato Brasileiro
2017: Campeão Carioca, Vice-campeão da Copa do Brasil, Vice-campeão da Copa Sulamericana
2018: Vice-campeão do Campeonato Brasileiro

Resultados financeiros
Ano______Receita total________Resultado exercício________Dívida Acumulada
2012_____R$ 198.676.704______R$ - 62.451.880_________R$ - 688.684.316

2013_____R$ 259.175.417______R$ - 19.512.492_________R$ - 704.848.044

2014_____R$ 334.308.220______R$ 64.311.709__________R$ - 641.203.213

2015_____R$ 339.527.000______R$ 130.450.000_________R$ - 507.762.000

2016_____R$ 483.493.000______R$ 153.478.000_________R$ - 344.053.000

2017_____R$ 623.681.000______R$ 159.099.000_________R$ - 181.965.000

Valor da marca (BDO/Valor Econômico)
Ano______Valor
2013_____R$ 855.400.000

Ano______Valor
2018_____R$ 1.952.100.000

Observando-se os dados acima, pode ser concluído que em termos esportivos os resultados obtidos pelo Flamengo ainda não são aqueles esperados, principalmente pelo seu torcedor, porém isso estava previsto dentro do planejamento estratégico diante do árduo trabalho que consiste na reestruturação de uma organização, especialmente quando se trata de uma entidade de prática desportiva.

No entanto, com relação aos resultados econômico-financeiros o clube deu um bom salto se analisadas as receitas (mais que triplicou a receita no período), a amortização da dívida acumulada (reduziu mais que três vezes o valor da dívida) e os resultados dos exercícios entre os anos de 2012 e 2017 (saiu de R$ 62 milhões de déficit para R$ 159 milhões de superávit), além da variação positiva de 228,21% em relação ao valor da marca do ano de 2013 (R$ 855.400.000,00) para o ano de 2018 (R$ 1.952.100.000,00).

Os referidos dados credenciam o Flamengo ao reconhecimento como um case que caminha para o sucesso, ainda mais quando manteve o seu objetivo em relação à adoção de medidas de boas práticas de governança, profissionalização da gestão, aumento das receitas, redução do endividamento, tudo isso associado ao ambiente do futebol brasileiro (de conturbação política, expectativa de torcedores e associados, falta de credibilidade para investimentos, sem generalizar).

No mundo corporativo as organizações buscam por vantagem competitiva no mercado em que se inserem visando alcançar um nível melhor de superioridade, mediante um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas de outras organizações que estejam levando-as ao sucesso, ação que é chamada de benchmarking.

O benchmarking funciona como um processo onde são replicadas as práticas de empresas líderes no mercado de forma a alcançar resultados iguais ou próximos, além de melhorar a vantagem competitiva de uma organização, de forma a evoluir a sua colocação no mercado/ambiente no qual atua.

No caso do futebol uma boa iniciativa para os clubes que se encontram endividados e com a gestão desorganizada ou, aqueles de menores receitas e com menos vantagem competitiva, seria realizar um benchmarking utilizando como case o Flamengo, sendo que o processo deve ser iniciado pela contratação de uma empresa Big Four (principais empresas contábeis de auditoria e consultoria do mundo: Ernest Young, Price Waterhouse, Deloitte, KPMG) ou, sendo inviável, buscar uma boa consultoria para a realização desse trabalho.

As práticas do mundo corporativo são aplicáveis ao futebol, porém é preciso coragem e atitude para a mudança, que segundo vimos na breve análise do caso do planejamento estratégico de longo prazo do Flamengo é possível alcançar bons resultados, embora seja necessário muito esforço e capacidade para absorver a pressão dos diversos stakeholders envolvidos, principalmente daqueles que lutarão contra a mudança.

Aproveito para desejar a todos os leitores um excelente ano de 2019!

* Disponível em http://www.flamengo.com.br/transparencia/governanca-corporativa
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